Saudação da Guia Espiritual, Mestra Kurenai Deguchi

Guia Espiritual, Mestra Kurenai Deguchi
Saudação de Ano Novo da
Guia Espiritual, Mestra Kurenai Deguchi
Ano 134 da Fundação da Oomoto, Ano 8 da Era Reiwa e
Ano do “Hino-E-Uma (Cavalo de Fogo)”
[01/01/2026]
_Mi elkore deziras al vi ĉiuj feliĉan novjaron!_
(De coração, desejo a todos um feliz ano novo!)
Feliz Ano Novo!
É com sincera alegria que felicito a todos por receberem o novo ano com espírito renovado.
Ao refletirmos novamente sobre os três anos turbulentos de Reiwa 5, 6 e 7 (MIROKU), vemos que a sociedade, que havia permanecido por muito tempo em estagnação devido à pandemia de coronavírus, começou a se mover novamente, e inúmeros acontecimentos ocorreram tanto no país quanto no exterior.
Verdades que até agora não haviam vindo à tona estão sendo gradualmente reveladas, e o mundo está mudando intensamente e em grande escala.
Além disso, diante dos atos cruéis e desumanos que se repetem incessantemente em Gaza, na Ucrânia e em tantas outras partes do mundo, muitas pessoas sentem desconforto e indignação, e talvez nunca antes a paz entre as nações tenha sido tão fortemente consciente e desejada.
Parece realmente que Deus se manifesta e nos mostra, no mundo real, o cenário em que o bem e o mal são separados como um drama divino.
No ano passado, celebramos o marco dos 80 anos desde o fim da guerra; aa Oomoto, completaram-se 90 anos desde o Segundo caso Oomoto, 80 anos desde que o caso foi resolvido com absolvição e a nossa instituição pôde viver em plena liberdade; e também 80 anos desde a declaração de paz feita pelo Santo Mestre através da _Declaração de Yoshioka_. Como fiéis da Oomoto, foi um ano em que fomos profundamente questionados sobre o que nos foi confiado pelos sucessivos Guiais Espirituais, pelos muitos pioneiros e antecessores, sobre o que podemos realizar justamente agora e sobre como devemos viver daqui em diante.
Além disso, especialmente no outono do ano passado, em comemoração ao Centenário da Fundação da Associação do Amor Universal da Humanidade (Jinrui Aizenkai), foi realizado em Ayahata-daira o _Uta Matsuri da Oomoto na Terra Sagrada de Aya, Jerusalém_.
Sinto que, através do _Uta Matsuri_ — uma cerimônia divina de paz e grande harmonia, na qual todos no mundo podem participar e compartilhar o mesmo sentimento — Deus nos indicou a direção que devemos seguir.
Este ano corresponde ao 8º da Era Reiwa e ao signo do ciclo zodiacal chinês _Hinoe-Uma_ (Cavalo de Fogo). _Hinoe_ representa o sol que se eleva com grande vigor, simbolizando o crescimento luminoso e próspero das coisas; já _Uma_ (Cavalo) é considerado a expressão da força máxima do elemento fogo, repleto de vitalidade e poder de avanço.
Diz-se desde tempos antigos que, a cada 60 anos, quando estes dois elementos coincidem no ano de _Hinoe-Uma_, a energia se intensifica e as forças latentes florescem de uma só vez. Envolvidos por uma atmosfera ardente e luminosa, desejo de coração que tanto o mundo quanto a obra divina de Oomoto avancem em um bom fluxo, com grande harmonia.
O Santuário Ayahata, cuja conclusão está prevista para o outono do 9º ano da Era Reiwa (2027) , teve sua cerimônia de _Jichin-sai_ (consagração do terreno) realizada em 31 de março deste ano, coincidindo com o dia da missa anual da Segunda Guia Espiritual. Assim, inicia-se finalmente a construção do templo destinado a receber a divindade Wakahimegimi-no-Mikoto.
A construção do Santuário Ayahata é uma providência divina que transcende a mente humana e não deixa escapar nada; ao mesmo tempo, creio que o breve período até sua conclusão será de grande importância tanto para o mundo quanto para a humanidade.
Em especial, nós, fiéis da Oomoto, devemos retornar ao ponto de origem da missão, receber firmemente a vontade de Deus, despertar nossas almas para a verdadeira vocação e, tanto no âmbito pessoal quanto no lar, na escola, no trabalho e na comunidade, fundamentar-nos na fé, desenvolver nossas capacidades, agir com confiança e autonomia, e transformar em ação, de forma proativa, aquilo que devemos e podemos realizar.
Assim como está escrito no Hino Principal da Oomoto: _“a força da Verdade há de o mundo salvar”_, desejamos tornar-nos pessoas de sinceridade, como rogou a Fundadora, servir como mãos e pés de Deus, dedicar-nos às Suas obras e, ainda que de forma modesta, construir juntos, a partir do nosso entorno, a imagem serena do mundo de Miroku ao longo deste ano.
Com os auspícios do signo deste ano, _Hinoe-Uma_ (Cavalo de Fogo), oro de coração para que, impulsionados pelo seu vigor, as capacidades latentes de todos vocês floresçam grandemente ao longo deste ano.
Agradeço antecipadamente pelo apoio contínuo também neste ano.
_Em qualquer época que venha a chegar,_
_o verdadeiro tesouro do mundo é a sinceridade das pessoas._
_O verdadeiro tesouro do mundo é a sinceridade das pessoas;_
_nada existe neste mundo que possa vencer a sinceridade._
(Segunda Guia Espiritual)
