top of page

Os ensinamentos de Oomoto

R$ 45,00

Hidemaru Deguchi

(1897 - 1991)

Co-líder do Terceiro Guia Espiritual

Nascimento e Morte;

Deguchi Hidemaru nasceu na cidade de Kurashiki, província de Okayama, em 1897. Faleceu em dezembro de 1991, aos noventa e seis anos.

Um Homem de Dois Mundos;

Desde jovem, Deguchi Hidemaru demonstrava extraordinária sensibilidade espiritual. Ingressou em Oomoto em 1919 e casou-se com Naohi em 1928.

Durante o Segundo Incidente de Oomoto, Hidemaru foi preso por quatro anos, período em que as autoridades o submeteram a severas torturas. Após sua libertação, ofereceu apoio espiritual a Naohi, dedicando-se à salvação espiritual de todas as pessoas. Sua biografia intitula-se "Um Homem de Dois Mundos: Hidemaru Deguchi".

"Em Busca de Significado";

Hidemaru Deguchi escreveu muitas obras literárias, incluindo "Conversas sobre a Fé", "Discussão sobre a Fé" e os oito volumes de "Recordando a Fé". Essas obras não são apenas excelentes guias para iniciantes na busca pela fé, mas também fontes de profunda inspiração para todos aqueles que desejam viver plenamente.

Os jovens, em particular, têm demonstrado grande apreço pela obra em três partes: "Em Busca da Alegria de Viver", "Criação da Alegria de Viver" e "Convinção Acerca da Alegria de Viver". Elas se tornaram famosas quando o campeão olímpico de ginástica de Los Angeles em 1984, Koji Gushiken, atribuiu seu sucesso a esses três livros.

EM BUSCA DA ALEGRIA DE VIVER

Hidemaru Deguchi



PREFÁCIO / Hidemaru Deguchi

 

Penso diariamente sobre várias coisas: sobre este mundo, sobre as pessoas, segundo diversos aspectos.

Tento pensar principalmente sobre mim mesmo em cada caso de forma crítica e reflexiva, mas quase nada compreendo. Penso sobre as ações do próximo observando objetivamente; penso profundamente sobre as mudanças ocorridas no mundo uma a uma. Nada compreendo.

Apenas acabo de compreender que neste mundo podem existir coisas desde o infinitamente minúsculo até o infinitamente maiúsculo, seja horizontalmente ou verticalmente.

É certo que, desde que me foi dada a vida, devo ter uma missão, e isso não está relacionado com a conquista de uma honra gloriosa nem com o reconhecimento de algum mérito mundano. Se eu viver 50 ou 60 anos neste mundo, acredito que devo deixar algo memorável para a posteridade. Mesmo que o meu trabalho não chame a atenção, mesmo que eu não consiga elaborar nada, devo deixar pelo menos vestígios dos meus esforços.

Penso em deixar anotado todos os meus pensamentos, sofrimentos e compreensões, para que possam servir algum dia àqueles que vierem depois de mim.

Nestes últimos tempos, tenho pensado seriamente que isso não seria em vão.  É claro que no futuro, ao ler estas notas, pensarei no quanto sofri por coisas tão ínfimas. Mas a verdade é que para mim mesmo será bom poder ver o progresso do meu próprio modo de pensar e se as minhas experiências puderem, de alguma forma, servir como referência às outras pessoas.

 

Em todo o caso, espero que as anotações sobre os dias em que me senti humano, sem considerá-las certas ou erradas, boas ou más, possam ser de alguma ajuda.

Parte I – EM BUSCA DA ALEGRIA DE VIVER

 1.     O desejo de ser feliz

 

Amor e sabedoria

A verdadeira felicidade existe quando as pessoas se amam, se simpatizam e se agradecem reciprocamente.

O ser humano deseja a companhia de alguém em quem possa verdadeiramente confiar. É triste quando se está solitário.

Alguém disse:

— Não há nada mais satisfatório do que trabalhar para quem amamos ou para quem desejamos que nos ame.

Talvez seja verdade. Mas em seguida ele continua:

— Não há nada mais lastimável e triste do que não ter ninguém que se sinta feliz com o meu sucesso, ou alguém a quem eu possa alegrar. Por favor, compadeça-se de mim, que levo uma vida vazia e sem objetivos.

Posso compreender bem essa pessoa.

 

 

Quando se quer dar algo a alguém, mas este se recusa a aceitar, a relação não se completa.

Se A pensa em B, mas B não retribui, o amor completo não se efetiva. O mundo se mantém pelo equilíbrio dos contrários, os quais são recíprocos a si mesmos, e se tornará mais feliz quanto mais os contrários realizarem suas tarefas completamente.

 

Tanto o rei como os vassalos devem manter uma conduta elegante.

 

A cabeça sozinha representa todo o corpo. Se ela não funcionar bem, a causa não estará só nela, mas no corpo inteiro. Se ocorrer alguma deficiência em alguma parte do corpo, é impossível que isso não influa a cabeça. Tanto o rei quanto os vassalos devem estar bons.

As pessoas são na verdade seres egoístas. Quando doentes, anseiam fortemente a cura, expressam repulsa à doença e decidem de coração que vão se dedicar a qualquer trabalho assim que se restabelecerem. Mas quando se restabelecem, esquecem-se por completo das promessas e prosseguem com os descontentamentos e reclamações.

Não há felicidade maior no mundo do que trabalhar com boa saúde.

 

Não adianta ficar irritado se alguém não for como você. É preciso ser tolerante quanto ao progresso do próximo, advertindo-se e ajudando-se mutuamente.

Tudo o que é importante neste mundo só se concretiza com a existência da pessoa adequada.

O fogo queima verticalmente e a água corre horizontalmente, não há outro meio. A mesma água pode se tornar uma catarata ou um mar, dependendo de sua posição.

Alguém que tenha um caráter mais ou menos distinto se tornará em uma pessoa mais ou menos distinta, ainda que passe por obstáculos. O conhecimento artístico e a sabedoria obtidos desde o seu nascimento definirão toda a sua vida. Mas a maioria das pessoas só querem adquiri-los rápida e impensadamente e se esquecem de cultivar o caráter que lhes permite conquistá-los.

Por melhor que seja um argumento, se a pessoa não tiver energia nem virtude, ela se parecerá a um gramofone apenas. Mais valiosas do que a fala imponente são a energia e a virtude.

Devemos nos incomodar quando alguém nos sobrevaloriza. Ficamos mais tranquilos quando temos a capacidade de cem por cento se de nós é exigido oitenta. É de se respeitar a pessoa que continua a brilhar quando tudo ao seu redor se anula.

Há uma enorme diferença entre a raiva e o riso. É tão diferente como o céu azul e o chuvoso. Há momentos em que uma pessoa se vê como uma idiota e outros em que se sente muito importante. Só é possível enxergar a verdadeira natureza de alguém após algum tempo de convivência.

O valor de uma pessoa depende da qualidade e quantidade de amor e sabedoria que possui.

 

Realize

Quanto maiores as preocupações, maior o amor. A criação dos filhos requer muito trabalho dos pais. Contudo, quanto maiores as dificuldades, maior será o amor que os pais dedicarão.

Se pouparmos as penas e as preocupações, não poderemos obter nada para nós mesmos.

Também quando trabalhamos em prol de uma organização ou associação, se o fizermos sinceramente pelo seu bem, maior amor teremos por ela.

Em outras palavras, só crescemos de acordo com o quanto nos dedicamos ou nos preocupamos.

A verdadeira compreensão só é obtida com o nosso envolvimento no trabalho.

Logo, é preciso trabalhar, ainda que a tarefa pareça ser um pouco pesada.

Mas não se deve fazê-la como se fosse uma máquina. Mesmo que a tarefa seja pequena, é preciso esforço para obter um entendimento universal.

Há quem julgue ser o trabalho um desperdício, o que está absolutamente errado! Quanto mais alguém se esforça, mais se acrescenta ao seu espírito. Suas capacidades são ampliadas através da experiência, e é importante frisar que, ao usar o trabalho como modelo, sua propriedade espiritual também cresce. Aos olhos de Deus, o ser humano é imperfeito, por isso cada um deve fazer humildemente o possível para adquirir forças por meio do aprendizado e, com isso, tornar-se um servo adequado de Deus.

 

Quem não está convencido disso tende, o máximo possível, a evitar o trabalho e a viver sem esforços. As forças que fluem de Deus (sabedoria, emoção, vontade) penetram completamente na pessoa, porém somente se ela estiver realizando algum trabalho. É um absurdo querer caminhar sem dar o primeiro passo, desejar tornar-se mais sábio sem querer aprender.

Cada atividade tem algo interessante. Portanto, em vez de se sentir encarcerada pelo trabalho, é importante que a pessoa se submeta a ele com grande ânimo e encontre nele o seu próprio interesse.

É muito bom quando se tem sempre interesse, esperança e objetivo em algo, pois dessa forma se pode avançar na vida sem desvios com o coração cheio de alegria.

O ser humano precisa constantemente criar alguma coisa.

A desmotivação é ruim. A vida verdadeira está na utilização, quanto mais possível, da cabeça, das mãos, ou dos pés para a concretização de algo.

O covarde que se prende a uma mesma situação e dela não consegue sair nem com um só passo é digno de piedade.

Existem muitas pessoas que, apesar de desejarem em seus corações romper de alguma forma com a rotina, deixam-se permanecer onde estão pela simples falta de vontade. É óbvio que é preciso considerar se é o momento de decidir com confiança, ou o momento de ser paciente.

 

 

Apesar das dificuldades, realize; avance com fervor

Seja qual for a razão, faça soar

Pense e pense, fale e fale, realize e realize

O negativo é o inferno

O positivo é o paraíso

O Universo gira sem um único momento de repouso

Realize tudo o que quiser

Coloque todas as forças, dedique-se de corpo inteiro

Movimente cada célula,

Estique todas as veias do corpo inteiro

Faça até mesmo o que parecer banal

 

Não tem importância se parecer uma brincadeira

Realize com interesse pleno

Apenas realize – eis a verdadeira vida

Não importam as teorias

Não importa o que pensam as outras pessoas

Realize o que desejar,

O que decidir,

O que aparecer diante dos seus olhos,

Faça-os um a um, em seguida, sempre

Porque realizar é viver

 

 

 

 

Concentre todas as forças em sua tarefa atual e esqueça todo o resto.

 

Veja muito, veja com atenção; ouça muito, ouça com atenção

Cheire muito, cheire com atenção; saboreie muito, saboreie com atenção

Toque muito, toque com atenção; pense muito, pense com atenção

Não há outra forma de atingir a iluminação.

 

Leve a comida à sua boca com sua mão, e digira-a com seu estômago e intestinos, só assim você se nutrirá.

O caminho será seu, se você o encontrar, aceitar e percorrer.

 

Não se apresse em ver ou ouvir; você naturalmente verá e ouvirá quando atingir a posição correta. As pessoas se esquecem dos problemas que antecedem a conquista da posição adequada e inutilmente apressam-se em ver e ouvir.

 

De que forma pode-se atingir a posição correta? Em poucas palavras: esforce-se em viver a vida sem se enganar a si mesmo.

Para voltar ao estado de pureza interior, a pessoa precisa transcender os seus sofrimentos interiores.

 

Ao refletir com a alma pura (consciência) dada por Deus, a pessoa precisa estar consciente do bem e do mal em todas as situações e avançar de acordo com a decisão tomada.

Cada um tem sua própria missão dada por Deus. Portanto, cada um deve realizar sem hesitar tudo o que decidir do fundo do coração. Se, no meio do caminho, a pessoa perceber alguma coisa errada, ela deve mudar sua direção sem vacilar. Quem se prende a coisas tão pequenas e se preocupa com elas acaba construindo para si mesmo um cárcere privado. A vida fiel à vontade divina consiste em realizar os desejos internos um a um de acordo com seus interesses sem se preocupar com sucesso ou falha.

Muitas pessoas sabem disso, mas a maior parte delas se desvia do caminho por causa dos proveitos mundanos e provisórios e perdem-se na vida. Derramam suor sobre tarefas completamente erradas e não exploram seu Eu Verdadeiro.

Ai daquele que não reflexiona. Sem reflexão não se atinge a iluminação e, consequentemente, o progresso não se realiza.

“Realize, reflexione, ilumine-se”

Este é o único lema para o progresso da alma.

 

A mudança espiritual infalivelmente provoca a mudança física, a qual ocorre até mesmo em níveis mínimos.

 

Deseje sem cessar

Realize sem cessar

Reflexione sem cessar

Ilumine-se sem cessar!

E novamente deseje, realize, reflexione e se ilumine!

Se seguir assim infinitamente

Progredirá infinitamente.

Se a sociedade humana não progride

É por causa da falta de reflexão e compreensão

E por se apegar às tolices de sempre.

 

Então devo ir em frente, em linha reta

Não importam os rios, montanhas, terremotos ou incêndios

Sim, devo avançar!

Ainda que eu chore, ou cerre os dentes com dor

Prefiro ter força, alegria e gratidão plena

Todos os dias, a cada minuto, até que minh’alma se apague

Eu só devo avançar.

Com chuva ou com vento

Mesmo que o mundo se acabe

Seguirei avançando enquanto eu existir.

 

 

Vantagens da experiência

Aqueles que só conseguem se ver, porém não enxergam as outras pessoas, são seres extremamente egoístas e indiferentes às preocupações alheias. Sem experiências próprias, eles não compreendem a situação do próximo.

É preciso entender a situação daqueles que nos são superiores, bem como dos inferiores.

Além disso, só a experiência traz a verdadeira compreensão. Não existe educação fora das experiências.

 

Se alguém adquirir a experiência agindo de forma ampla e em grande escala, então possuirá um mundo grandioso. Sinta-se livre e aceite o que vier. Administre todas as coisas e conquiste-as para si. As pessoas apegadas à razão rotineira e filosófica e que vivem temerosamente em um ambiente limitado são desafortunadas, pois jamais se deslumbrarão com a paisagem além de seu castelo. São como as rãs dentro do poço, que se gabam de que somente elas vivem pura e justamente.

O mundo pode ser amplamente construído de acordo com a capacidade do ser humano. Enquanto as pessoas permanecerem apegadas ao conceito fixo do bem e o mal, não poderá haver um desenvolvimento desejável. Não há dúvidas de que a culpa é delas.

O bem é aquilo que traz proveitos para a humanidade; o mal é a ação que traz benefícios a um só indivíduo. Além dessa definição, não há outra forma de esclarecer o que seja “bem” e “mal”.

O bem existe claramente quando algo contribui verdadeiramente para a felicidade de toda a humanidade, ainda que cause prejuízos para uma nação. Ainda que pareça um prejuízo aos olhos das pessoas modernas, mas que traga proveitos à felicidade eterna, será em verdade o bem.

Quanto mais introvertido for alguém, mais incompreensíveis serão suas ações aos olhos dos outros. Porém quanto mais extrovertido for, mais racionais e justificadas elas serão.

Quanto mais importante ele for, maior será a quantidade de suas ações. Só que isso não se mede através de um medidor exterior e provisório.

Tomemos uma máquina como exemplo: ela trabalha sem parar, mas está sob o domínio do homem. Por outro lado, Jesus morreu com trinta e três anos de idade, contudo a quantidade de suas ações é grandiosa.

Ser importante não quer dizer ter uma atitude simplesmente movimentada. A importância é proporcial à quantidade de boas influências proporcionadas ao próximo.

A pessoa precisa lutar contra seus maus pensamentos. A cada barreira pesada que atravessamos em nossa batalha pessoal, pouco a pouco vamos aumentando a nossa capacidade para vencer o mal dominante.

Os que já estão vencidos por si mesmos não conseguem jamais progredir espiritualmente. Quem realiza somente trabalhos fáceis, tanto no exterior quanto no interior, não passa pelas dificuldades e, portanto, dificilmente se tornará  uma pessoa realmente útil.

Só é possível ser feliz se tivermos interesse em nosso trabalho, seja ele qual for.

Cada um tem seu próprio modo de vida, ou seja, eles falam e agem com um estilo próprio. Podemos chamar isso de tendência ou inclinação.

Alguns são sempre positivos, mas um tanto intrusos e de alguma forma estúpidos, imprudentes e inconscientes sobre si mesmos.

Outros são negativos, reservados, céticos e calculistas.

 

Há quem desrespeite tudo e insulte livremente. E há ainda quem permaneça otimista durante a vida.

Existem diversas maneiras de andar e cumprimentar. É interessante ver a manifestação do estilo próprio de cada um. As naturezas individuais transparecem inevitavelmente até mesmo no modo de pegar um prato ou manusear os talheres.

Uma pessoa com uma alma complexa mostra também um estilo complexo. Aquele que pensa de forma simples pode parecer um otimista e inocente, mas é superficial quando analisado melhor. Ele facilmente se decepciona ao cair em uma situação desfavorável, mergulhando cada vez mais profundamente, tudo porque não desenvolveu a capacidade de enxergar o verdadeiro significado das coisas.

 

Conclui-se que a coisa mais valiosa para a vida humana é a experiência. Quanto mais severas e mais abundantes forem as experiências, mais o ser humano brilhará e se aprumará. Ele poderá realizar algo de valor verdadeiro só depois que passar por diversas situações.

Por isso devemos ser gratos a tudo que fazemos, ou a tudo que devemos fazer.

É preciso desejar servir humildemente o próximo, o que será mais útil do que a leitura de milhões de livros.

A real propriedade do ser humano são somente as suas experiências, sua iluminação por meio delas.

 

Realize o máximo

Não espere pela ajuda de um guia ou livro para realizar alguma coisa. Enfrente a situação pensando que, além de você mesmo, tudo o que existe são somente palpiteiros.

Nada se transforma em minha propriedade, se eu mesmo não me interessar nem me preocupar por ela. Não posso abandonar esse sentimento mesmo para as trivialidades diárias.

O interesse da vida está na alegria, na criatividade, na descoberta de algo, independentemente da situação da pessoa.

O monge Sesshu, mesmo preso com os braços amarrados às costas, desenhou no chão, com os dedos dos pés, um rato que mergulhava nas lágrimas caídas. Galileu, durante sua prisão domiciliar, trabalhou em sua teoria da bomba de pressão usando somente palha, não foi?

As pessoas grandes e eminentes geralmente nascem no seio das famílias pobres e desfavorecidas em vez das ricas e prestigiadas, porque estas últimas, favorecendo-se da situação, pouco pensam, descobrem, ou criam, e assim não conseguem se enriquecer, enquanto aquelas primeiras, tendo a obrigação inevitável de trabalhar e se esforçar, elaboram, descobrem e criam as coisas naturalmente, o que lhes fortalece a capacidade, aumenta-lhes a dignidade e finalmente aperfeiçoa-lhes a personalidade.

Por isso, os jovens que estão em uma situação favorável devem se proteger dos mimos da vida fácil, e esforçar-se para descobrir e trabalhar o seu Eu Verdadeiro de forma positiva, utilizando essa situação favorável em sua juventude. Se estiverem em uma situação difícil, precisam se convencer da boa provação divina, enfrentar as dificuldades com coragem e, com isso, aprender sobre as pessoas e o mundo para que no final se tornem pessoas realmente úteis à comunidade.

A sorte do ser humano é governada por Deus segundo Seu mais alto ponto de vista, mas de acordo com as referências externas, ela é uma criação da própria pessoa. Então, na condição de humanos, façamos o nosso melhor e não peçamos sugestões ou previsões sobre o futuro.

 

Em qualquer caso, realizemos conforme a nossa vontade, de acordo com o nosso poder.

Somente as pessoas livres e desapegadas conseguem ter uma originalidade rica. Os obstinados e os conservadores a têm muito pouco.

É muito bom quando se é fiel a si mesmo, mas frequentemente ocorre que alguém seja fiel somente no que lhe convém, e infiel no que lhe for  inconveniente.

Para ser realmente fiel a si mesmo, é preciso primeiramente refletir de acordo com a consciência. O que é, essencialmente, a consciência? Pode-se chamá-la de Eu Pleno ou de Eu Uno. Por isso é evidente que aqueles que não são fiéis a si mesmos agem somente de acordo com seus desejos carnais.

 

Bem, esse Eu Pleno ou Eu Uno difere de pessoa a pessoa. Até mesmo em uma única pessoa ele  evolui todos os dias, a cada momento. Pode ocorrer uma grande diferença entre o "eu" de hoje e o de amanhã. É bom mesmo que exista tal diferença. O ser humano progride juntamente com a evolução do Eu Pleno.

 

Seja como for, a pessoa precisa ser fiel somente ao seu Eu Pleno atual. Querer mais do que isso é irracional e não é natural.

Tendemos a pensar que o nosso "eu" permanece o mesmo desde que nascemos. Não, esse "eu" não é imutável. Imutável é somente o pronome, a palavra abstrata "eu", mas sua essência se modifica a todo momento, mantendo-se uma relação entre o "eu" anterior e o posterior.

O verdadeiro "eu" é tão somente o "eu" atual. O anterior e o posterior são somente antecessor e o sucessor, respectivamente.

Por isso a pessoa deve viver com suas possibilidades atuais; a verdadeira felicidade está somente nisso. Não existe felicidade verdadeira além de nossas próprias ações realizadas a cada momento. Dessa forma, a essência do "eu" gradativamente se enriquece e se aproxima da perfeição. Com isso, suas ações se tornam mais e mais complexas e delicadas. Eis a ordem do progresso da vida humana.

Não se ocupe com algo do qual não esteja convencido. Principalmente com relação à fé religiosa, não podemos ser forçados nem obrigados.

Ninguém precisa se envergonhar se estiver dando o melhor de si, não importa quão banal isso possa ser.

A criancinha despreocupadamente suja suas fraldas em qualquer lugar, e as crianças maiores apenas brincam o dia todo, porque isso é o máximo que elas podem fazer e nada de mal há nisso.

Qual é o sentido na conduta de uma pessoa que se ocupa com algo totalmente desinteressante, deixando de lado o seu mais profundo chamado interior? Ela já está morta, apenas move seu cadáver.

Acreditar e realizar somente aquilo que compreendemos de coração, essa é a vida verdadeira. O corvo que acha que pode imitar o cormorão acaba se afogando.

Se alguém realizar algo fiel ao seu modo de pensar, ele se satisfará ainda que não obtenha êxito.

Mas se fizer algo contra sua convicção, ou arrastar uma vida fútil contra sua vontade, apegada ao dinheiro ou às relações sociais, então seu verdadeiro "eu" estará morto e só fará seus ossos balançarem.

 

Uma vez que o amanhã existe, então devemos nos esforçar e nos moderar hoje. Se não existisse absolutamente o dia de amanhã, quem poderia estudar com dedicação e manter as esperanças no dia de hoje?

Há muitas coisas que a sabedoria humana não consegue compreender. Por isso, façamos o melhor a cada instante.

Esqueça as coisas que já foram. Esqueça as humilhações, a vergonha, o horror e o que mais for semelhante a isso tudo, e apenas se torne mais sábio do que antes.

Utilizemos todas as experiências como degraus para subir na vida, e esforcemo-nos para ser mais sábios. Não nos apeguemos aos degraus.

É assim que, sem nenhum limite, nos aproximaremos da verdade, e é assim que aproveitaremos infinitamente a alegria. Essa alegria está disponível a todos, não importam as circunstâncias.

 

É muito importante que a pessoa concentre toda sua energia nisso. Ela deve agradecer por tais circunstâncias, que a fazem concentrar toda essa energia.

Kontakto​

Oomoto Internacia: 23 Shin Qi 14 Conjunto 5, Brasilia, Brazil​​

bottom of page